Uvebs estreita relações com comando da PM e faz reivindicações de segurança para a região

Aumento do efetivo policial e reabertura do IML de Santos estão entre os temas centrais

A diretoria da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) se reuniu, nesta quarta-feira (15), com o novo comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI-6), coronel Leandro Pereira Lima, na sede do batalhão, em Santos. Durante o encontro, importante para estreitar relações com setor, os vereadores levaram as principais reivindicações de segurança da região, tanto de maneira geral, como àquelas mais pontuais de cada cidade. Além da Baixada Santista, o CPI-6 abrange a área do Vale do Ribeira, totalizando 24 cidades, com 2,2 milhões de habitantes. Na temporada de verão, este número salta para 5 milhões de pessoas. 

Durante o encontro, os vereadores entregaram ao comandante um ofício com as demandas da Baixada Santista, em especial o aumento do efetivo fora da temporada de verão, o envolvimento da população em programas como o Vigilância Solidária, que promove a integração entre os vizinhos em prol da segurança do bairro, e a reabertura do Instituto Médico Legal (IML) de Santos, que segue há três anos fechado.

“Sabemos que o crime migra entre os municípios, pois as cidades são muito próximas umas das outras. Por isso, entre outras questões, falamos sobre a necessidade de crescer o efetivo polícia militar na Baixada Santista, que registra um aumento populacional constante e ainda recebe turistas mesmo fora da temporada, não bastando apenas a Operação Verão. É necessária uma solução permanente”, disse a presente da Uvebs, vereadora santista Audrey Kleys (PP).

Além das reivindicações, os vereadores também irão interceder pelos policiais, com a apresentação de moções de apoio reivindicando a valorização dos profissionais; apoio e fortalecimento para que o policiais não sejam deslocados para escoltas de presos, e que a tecnologia seja intensificada para os interrogatórios a distância; e a promoção de capacitação para programa vizinhança solidária. “Estamos trazendo uma via de mão dupla, pois o diálogo é essencial, principalmente na área de segurança, que é fundamental como saúde e educação, servindo como base para que nossa vida possa se desenvolver”, ressaltou Audrey.

A parlamentar destacou que as agendas da Uvebs seguem, justamente para fomentar essa cultura do diálogo entre as esferas, função primordial da entidade, e falou sobre a importância desta proximidade. “Em segurança, por exemplo, o momento é positivo e representa uma oportunidade ímpar para avançarmos, com o governador Tarcísio de Freitas, o secretário estadual Guilherme Derrite, que conhece o trabalho da PM como poucos e, no comando geral da PM, o Coronel Cássio Araújo de Freitas, que comandou o CPI-6 e conhece muito bem nossa região. Assim nos unimos em prol do bem da região, com importantes aliados para o bem-estar de todos”, disse.

Confira as próximas agendas da Uvebs

20/03 – Lançamento da Secretaria Estadual da Mulher, às 10h, na Capital

24/03 – Reunião com deputado Paulo Corrêa 

25/03 – Endomarcha Regional, a partir das 9h na Concha Acústica, de Santos

27/03 – Audiência Pública sobre o tratamento de endometriose, às 14h30, na Câmara Municipal de Santos

28/03 – Reunião com o Secretário Estadual de Turismo, Roberto de Lucena, às 9h, na Capital

29/03 – Encontro Regional de Educação, no auditório da Unisanta, às 9h

Publicidade

Posted

in

by

Tags:

%d blogueiros gostam disto: