Colegiado participou de reunião dos Consegs na sede da Agem
A União dos Vereadores da Baixada Santista está defendendo a metropolização da discussão do tema segurança. Durante reunião dos Consegs da Baixada Santista, na sede da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), em Santos, realizada no início da semana, o presidente do colegiado, vereador Roberto Andrade e Silva, o Betinho, falou sobre a importância de tratar a criminalidade de uma forma regional e sem vaidades.
“Assim como cidadão, a criminalidade é também é metropolitana, pois o indivíduo que comete delitos, consegue atuar em uma cidade e muitas vezes escapa para outra. Além disso, se o cerco se fecha de um lado, o crime debanda para outro. Por esta razão é preciso tratar do tema de uma forma integrada e regional e é isto que estamos defendendo como União dos Vereadores”, destacou Betinho.
Para ele, é preciso abandonar vaidades e estigmas entre os Municípios. “Assim como outras questões que competem à Baixada, a segurança depende de esforço coletivo. Se todos não atuarem em conjunto, não teremos uma solução real. Apenas estaremos maquiando a realidade”, disse.
Para isso, a Uvebs estuda uma forma de incentivar a criação de um Conseg Regional, com a finalidade de aprofundar as discussões em busca de soluções comuns. “Além do aumento do efetivo policial, temos outras reivindicações que precisam ser debatidas para a melhoria da segurança em toda a Região”, finalizou.